Como conjurar o Maelstrom Wanderer?

Apoie a Blacker Lotus, não use Ad Block e acesse os anúncios que lhe interessar!

Olá!

A habilidade Cascade é bem interessante e um pouco perigosa para desenvolver. Porque você acaba conjurando dois cards por um. É uma vantagem absurda. Mas permite jogadas muito boas, dando um impacto na mesa muito grande com apenas um card, como Violent Outburst puxando um Living End do deck, por exemplo. Ou conjurando Bloodbraid Elf para puxar Blightning, causando 6 de dano e fazendo o oponente descartar 2 cards com apenas 4 manas.

Se uma única habilidade de Cascade pode fazer um estrago enorme, imagine com dois Cascades num card só!

Sobre a habilidade Cascade

Maelstrom Wanderer é um card muito divertido para o formato Commander e, em muitas vezes também, muito chato para os oponentes. Como comandante, apesar do custo, você faz três cards por um. Se ele morrer, ele vai para a Command Zone e com mais 2 manas, você repete o processo.
Mas tem um problema. Com uma única Cascata no card, era simples. Você conjura a original e logo conjurava a outra. Mas será que é só fazer esse processo mesmo?

Segue a regra do Cascade na Comprehensive Rules:

702.84. Cascade
702.84a Cascade is a triggered ability that functions only while the spell with cascade is on the stack. “Cascade” means “When you cast this spell, exile cards from the top of your library until you exile a nonland card whose converted mana cost is less than this spell’s converted mana cost. You may cast that card without paying its mana cost. Then put all cards exiled this way that weren’t cast on the bottom of your library in a random order.”

Para conjurar um card com apenas um Cascade, você primeiro o conjura e a habilidade (ou trigger, como preferir) desencadeia e vai para a Pilha em cima da mágica original. Após resolver essa habilidade, aí você exila cards do topo do grimório até exilar um card que não seja terreno, com custo de mana menor que a original. Depois disso você conjura a de custo menor e os outros cards exilados você coloca no fundo, numa ordem aleatória. Ou seja, primeiro você vai jogar a original e a outra mágica da Cascata vai resolver antes da original.

-“Ah, mas aí com o Maelstrom Wanderer, você só precisa colocar as duas mágicas na pilha juntas do Wanderer, certo?

Errado. Segue o trecho final da regra do Cascade:

702.84b If a spell has multiple instances of cascade, each triggers separately.

Traduzindo, se há múltiplas instâncias de Cascade no card, cada um desencadeia e vai para a Pilha separadamente.

Então como funciona com dois Cascades?

Antes de explicar a forma exata de resolver o Wanderer, vou citar um exemplo:

Jogador Alfred conjurou o Maelstrom Wanderer da Zona de Comando. Porém ele revelou um Primeval Titan e um Mulldrifter. O Primeval Titan era o primeiro card do topo e o Mulldrifter era o segundo card do topo do grimório. Ele revelou um e depois o outro e colocou os dois na Pilha.
Esta situação está correta?

Não, porque o Maelstrom Wanderer desencadeia duas vezes e separadamente. E conforme o Cascade resolver, vai uma mágica para a Pilha. Se algo for para a Pilha, sempre irá para o topo dela, conforme regra sobre Pilha na Comprehensive Rules.

405.2. The stack keeps track of the order that spells and/or abilities were added to it. Each time an object is put on the stack, it’s put on top of all objects already there.

Segue um exemplo da Pilha na hora de conjurar o Maelstrom:

Topo da Pilha (resolve primeiro)
– Trigger do Cascade
– Trigger do Cascade
Maelstrom Wanderer
Fundo da Pilha (resolve por último)

O Maelstrom vai para a Pilha ao ser conjurado e os dois Cascades vão para a Pilha logo depois. Ou seja, elas irão para a Pilha em cima do Maelstrom.
E o que ocorre ao resolver o Cascade? Vamos seguir o exemplo acima:

Logo no começo de resolver o primeiro Cascade:

Topo da Pilha (resolve primeiro)
– Trigger Cascade resolve -> revela o Primeval Titan do topo
– Trigger do Cascade
Maelstrom Wanderer
Fundo da Pilha (resolve por último)

Durante a resolução do primeiro Cascade:

Topo da Pilha (resolve primeiro)
Primeval Titan
– Trigger do Cascade -> terminando de resolver. Jogador Alfred conjura o Primeval Titan, colocando-no topo da Pilha. Nenhum card a mais foi revelado do grimório. Apenas o Titan. Então nenhum card vai pro fundo.
– Trigger Cascade
Maelstrom Wanderer
Fundo da Pilha (resolve por último)

Conforme o Cascade resolve, o jogador Alfred conjura o Primeval Titan. O Titan realmente vai para a Pilha em cima do próprio Cascade que está resolvendo, porém o Cascade resolve por inteiro ainda. Se tiver mais cards exilados por essa habilidade, estes vão para o fundo em ordem aleatória. Mas como não tinha mais nenhum, ela termina de resolver e então sai da Pilha.
Agora, a Pilha fica desta forma:

Após resolver o Cascade:

Topo da Pilha (resolve primeiro)
Primeval Titan
– Trigger do Cascade
Maelstrom Wanderer
Fundo da Pilha (resolve por último)

Como disse anteriormente, se algo for para a Pilha, vai sempre no topo de tudo. O Primeval Titan é conjurado e vai resolver antes do segundo Cascade, não depois. Como são duas habilidades desencadeadas separadas, vão resolver uma de cada vez.
Ou seja, ou você procura pelos dois terrenos no deck e embaralha ou você não procura e conjura o Mulldrifter que está no topo.

Após resolver o Primeval Titan, a Pilha fica desta forma:

Topo da Pilha (resolve primeiro)
– Trigger do Primeval Titan (quando ele entra no campo de batalha, você pode procurar até dois terrenos no seu grimório e colocá-los no campo de batalha virados e então embaralhe o grimório)
– Cascade
Maelstrom Wanderer
Fundo da Pilha (resolve por último)

Sim. A habilidade do Primeval Titan vai para a Pilha e vai resolver antes de tudo. Se o Alfred procurar os dois terrenos no deck, o Mulldrifter não estará mais no topo. No segundo Cascade, poderá vir qualquer mágica, inclusive o próprio Mulldrifter.
Digamos que o Alfred optou por não procurar os terrenos no deck. A habilidade do Primeval Titan sai da Pilha. A Pilha então ficará desta forma:

Topo da Pilha (resolve primeiro)
– Cascade
Maelstrom Wanderer
Fundo da Pilha (resolve por último)

Agora finalmente o segundo Cascade poderá resolver. E ficará desta forma a Pilha.

Topo da Pilha (resolve primeiro)
– Cascade resolve -> Alfred revela o card do topo, que é um Mulldrifter.
Maelstrom Wanderer
Fundo da Pilha (resolve por último)

Ocorre o mesmo processo de antes:

Topo da Pilha (resolve primeiro)
Mulldrifter
– Cascade resolvendo -> Alfred então conjura o Mulldrifter.
Maelstrom Wanderer
Fundo da Pilha (resolve por último)

Ao terminar de reso

Topo da Pilha (resolve primeiro)
Mulldrifter
Maelstrom Wanderer
Fundo da Pilha (resolve por último)

A mágica do Mulldrifter então resolve:

Topo da Pilha (resolve primeiro)
– Trigger do Mulldrifter “Quando entra no campo de batalha, compre dois cards”.
Maelstrom Wanderer
Fundo da Pilha (resolve por último)

Então Alfred compra os dois cards e a habilidade sai da Pilha:

Topo da Pilha (resolve primeiro)
Maelstrom Wanderer
Fundo da Pilha (resolve por último)

Pronto! Finalmente o Maelstrom Wanderer poderá resolver e dar Ímpeto pros dois!
É um pouco complicado, mas siga o resumo abaixo que não tem erro.

1- Você conjura o Maelstrom e as Cascatas vão para a Pilha em cima dele.

2- Trate cada Cascata como uma única mágica separadamente. E se algo for para a Pilha, vai resolver antes de tudo que já estiver lá.

3- Resolvendo a primeira Cascata, você coloca a mágica no topo da Pilha.

4- A mágica resolve e se ela tiver alguma habilidade desencadeada, essa habilidade também vai para a Pilha e resolve antes dos outros objetos.

5- Depois, se não tiver nada para resolver, exceto a segunda Cascata e o Maelstrom Wanderer, repita o processo 3 e 4.

6- Resolvendo tudo isso, resolva então o Maelstrom Wanderer.

Leve em conta também que o oponente pode responder antes de resolver cada mágica ou habilidade.
Se você teve alguma dúvida no processo, leia o resumo logo acima e, se mesmo assim tiver dúvidas, não deixe de comentar. Estarei à disposição!

Até mais!

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Marlon Vieira disse:

    Então, Rafael, uma dúvida q sempre rola no nosso playgroup é:

    Alguém joga Maelstrom e com ele vão duas cascatas pra pilha.
    Se eu jogo um Silenciar, anulando Maelstrom, a outra habilidade do Silenciar vai impedir o jogador de castar as mágicas das cascatas?

  2. Danilo Izaias disse:

    Rafael, uma dúvida: voce nao poderia ter revelado o Mulldrifter, ja que as cascades resolvem separadamente e o Titan já seria uma nonland com custo menor que o Maelstrom, correto?

    • Rafael Willians disse:

      Exato. Se o Titan resolver e você procurar os terrenos com o Titan, você vai embaralhar o deck e mudar o topo. Logo o Mulldrifter poderia não estar no topo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *