[Artigo] Cards raros mais incríveis do Magic

Apoie a Blacker Lotus, não use Ad Block e acesse os anúncios que lhe interessar!

capa cards raros

Os cards raros mais incríveis do Magic

Eu poderia começar o texto colocando cards como Black Lotus de Alpha, cujo valor vai na casa de $6,500.00, mas vamos em busca de cards ainda mais raros, de valor quase inestimável e que são reais peças de colecionador. Não estou falando de cards que sairam em alguma edição, com printagem definida, mas sim cards únicos (ou quase únicos) que carregam grandes histórias.

Robot Chicken cards raros

Robot Chicken – Ilustração: Robot Chicken.

Set: San Diego PTQ Special Guest Promo
Cost: 4
Card Type: Creature — Chicken Construct
P / T: 2 / 2
Rarity: Other
Card Text:
“Whenever you cast a spell, put a 0/1 colorless Egg artifact creature token onto the battlefield. Whenever an Egg you control is put into a graveyard from the battlefield, destroy target artifact or creature.”

Flavor Text:
“Why did the chicken cross the road? To die in the name of science.”

Robot Chicken é uma animação em stop motion exibida no quadro “Adult Swim” do Cartoon Network, cuja equipe produtora é fã do Magic. A wizards criou este card como uma forma de convite para o pessoal do Robot Chicken durante o San Diego PTQ em 2010 e os membros do grupo receberam cópias da carta no evento. Existem boatos de que existem de 6 a 8 versões promocionais com diferentes personagens do programa, mas apenas essa imagem circula pela internet até o momento.

Dois cards únicos da história do magic

Shichifukujin Dragon cards raros

Shichifukujin Dragon – Ilustração: Christopher Rush.

Set: DCI Tournament Center
Cost: 6RRR
Card Type: Creature — Dragon
P / T: 0 / 0
Rarity: Other
Card Text:
“When Shichifukujin Dragon comes into play, put seven +1/+1 counters on it. RRR, Remove two +1/+1 counters: Put three +1/+1 counters on Shichifukujin Dragon at end of turn. Play this ability as a sorcery.”

Para trazer “boa sorte” e em comemoração a abertura do DCI Tournament Center em Tokyo, Mark Rosewater (Maro) projetou o card. Seu conceito é baseado em “Shichifukujin” – Sete deuses da sorte e riqueza na mitologia japonesa. O espaço foi fechado em fevereiro de 2003 e o card se mudou para o escritório central da Hobby Japan Co., onde “reside” até o momento.

1996 World Champion cards raros

1996 World Champion – Ilustração: Christopher Rush)

Set: Especial
Cost: WUBRG
Card Type: Creature — Legend
P / T: * / *
Rarity: Other
Card Text:
“Cannot be the target of spells or effects. World Champion has power and toughness each equal to the life of target opponent. 0: Discard your hand to search your library for 1996 World Champion and reveal it to all players. Shuffle your library and put 1996 World Champion on top of it. Use this ability only at the beginning of your upkeep and only if 1996 World Champion is in your library.”

Flavor Text:
“It takes great sacrifice to make it to the top.”

Outro card único desenvolvido pelo Maro para o vencedor do mundial de 96. O australiano Tom Chanpheng foi o vencedor e levou o card oversized em um display com uma esfera metálica similar ao planeta, mas vendeu o mesmo a um colecionador em 2001 por um valor de $17500. Existem rumores de que versões de testes do card existem.

Garfield Event Cards

Proposal (Artist: Quinton Hoover)

[Sem imagens oficiais da carta]

Set: Special Occasion
Cost: WWWW
Card Type: Sorcery
Rarity: Other
Card Text:
“Allows Richard to propose to Lily. If the proposal is accepted both players win; mix the cards in play, both libraries, and both graveyards as a shared deck.”

Talvez este seja o “card” mais valioso de toda história do magic. Quando digo “card”, digo entre aspas porque este não é propriamente um card, mas sim um adesivo colorido colado em um terreno básico. Ele foi criado pelo Richard Garfield (criador do jogo) para pedir sua namorada Lily Wu em casamento durante um jogo de magic. Segundo a lenda, demoraram 4 partidas até que o criador do magic conseguisse comprar o card, mas assim que ele jogou sua noiva aceitou o pedido.

Até onde se sabe, existem apenas 9 cópias desta raridade de novembro de 93: Uma foi dada a Quinton Hoover, ilustrador do card e um dos artistas favoritos da esposa de Richard Garfield, mas este foi roubado durante uma convenção em Tokyo (1999) e nunca mais visto. Outra está com Dave Howell, então gerente de produção da Wizards of the Coast e criador técnico do card. As sete restantes foram dadas a membros da família Garfield e mantidos em sigilo a pedido de Richard Garfield, que não quer ver imagens do card circulando publicamente, de modo que não existem imagens reais com a ilustração original do card (todas as ilustrações que circulam, tal como a de magiccards.info, não são tidas como as originais).

Splendid Genesis cards raros

Splendid Genesis – Ilustração: Monique Thirifay.

Set: Special Occasion
Cost: GGGG
Card Type: Sorcery
Rarity: Other
Card Text:
“Shuffle all cards in the game together and deal them into three decks. The game continues with a new player.”

Flavor Text:
“She discovered with great delight that one does not love one’s children because they are one’s children but because of the friendship formed while raising them. – Gabriel Garcia Marquez”

Lançado em setembro de 1997 com aproximadamente 110 cópias, o card foi distribuído para amigos da família Garfield e funcionários da Wizards of the Coast em comemoração do nascimento do primeiro filho do casal.

Fraternal Exaltation cards raros

Fraternal Exaltation – Ilustração: Susan Garfield.

Set: Special Occasion
Cost: UUUU
Card Type: Sorcery
Rarity: Other
Card Text:
“Sneak into your parents’ closet to get a deck, your brother is joining the game.”
Flavor Text:
“…and when you want to go Explore, the number you should need is four. – Sandra Boynton”

Seguindo a mesma linha de Splendid Genesis, Fraternal Exaltation foi criado em 1999 em comemoração ao segundo filho do casal, e este foi distribuído da mesma maneira, mas desta vez com aproximadamente 220 cópias.

Ambos são cards raros extremamente difíceis de ser encontrados e vi apenas uma loja com uma cópia de cada em estoque: CCGHouse, em que Splendid Genesis sai por meros $7,999.98 e Fraternal Exaltation por $9,999.98.

Menções Honrosas

Para fazer justiça a verdadeiros tesouros que existem (mesmo que menos valiosos do que tudo que foi citado anteriormente) não poderia deixar de citar cards teste de impressão e misprint (erros de printagem) que circulam entre os colecionadores do mundo todo. Alguns destes cards são cards de quando o jogo estava começando a ser testado (primeira imagem), resultado dos testes dos filmes foil (como a imagem dos cards de saga de urza textless ao centro) ou erros no processo de impressão mesmo (como o Pouncing Jaguar da terceira imagem).

cards raros 01

Cards de teste para criação do jogo.

cards raros 03

Cartas Misprint.

cards raros 02

Cartas de teste da película foil.

Para saber mais…

Ficou curioso com o assunto dos cards raros? Vou recomendar algumas páginas (que inclusive utilizei como referência neste texto) para que vocês possam checar mais material interessante!

The Misprint Guy (YouTube): Canal de um dos maiores colecionadores de misprints de Magic do mundo. Além do vasto acervo, o cara compartilha conosco informações muito interessantes.
Magic Librarities: Excelente acervo com raridades e informação de primeira mão.
MTG Salvation: Lista de defeitos (sejam erros de design ou misprints em geral) em diversos sets de magic.
Misprints by Chas Andres: Artigo bastante completo sobre diversos tipos de misprints e seu preço médio.
Alpha/Beta playtest cards: Tópico muito bom com várias imagens de playtests do começo do jogo. Infelizmente não conheço nenhum acervo com maior conteúdo que este. Vale a pena passar o olho nas páginas!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *