[Artigo] Tiny Leaders: Uma variante do Commander

Apoie a Blacker Lotus, não use Ad Block e acesse os anúncios que lhe interessar!

capa tiny leaders

Tiny Leaders

Olá jogadores e jogadoras, tudo bem?

Vocês já ouviram falar sobre o formato Tiny Leaders? Para quem ainda não sabe, o Tiny Leaders é um formato que segue a regra do Commander, mas que muda pequenas coisas e que no fim vem a criar uma experiência de jogo totalmente diferente, que acaba sendo uma ótima oportunidade para os deck builders se desenvolverem ainda mais. Ok, mas como funciona este formato?

Calma jogadores, tudo será explicado agora…

O formato foi criado em 2013 para aqueles que amam EDH e também se aventuram como deck builders. E é sério, o formato tem um nível de complexidade alto para desenvolvimento das listas, exatamente por possuir “certas restrições” que veremos logo abaixo no desenvolvimento das listas.

São regras simples para adentrar ao formato, o deck deve conter 50 cartas (incluindo o seu comandante) ao invés de 100 cartas, como o convencional Commander. E todas as cartas utilizadas neste formato não podem exceder 3 em seu custo de mana convertido. Ou seja, nada de cartas de custo 4 ou mais! Somente cartas de custo 3 ou menos são válidas. Entenderam porque disse que a complexidade de criar listas era alta? Temos uma grande restrição aqui que dificulta e muito no desenvolvimento de novas listas. E aqui tem um grande desafio que o formato trás aos jogadores e sem sombra de dúvidas o mais divertido que teremos neste formato, desenvolver sua deck list!

Como disse acima, o Tiny Leaders segue as regras do Commander, com algumas exceções, dentre elas:

  • Tiny Leaders ignora a regra 10 do Commander: Se um jogador sofrer 21 pontos de dano de combate de um comandante durante o jogo, aquele jogador perde o jogo. Ou seja, não existe mais perda de jogo por dano de comandante.
  • E muda a regra 13: Os jogadores começam com 25 pontos de vida, ao invés do clássico 40 pontos de vida.
  • E por fim, a regra já citada: O deck deve conter 50 cartas de custo de mana convertido 3 ou menos e não pode ser de uma cor que não seja da identidade de cor de seu comandante (símbolos presentes tanto no custo da carta, como em suas habilidades).
  • O formato foi desenvolvido para dois jogadores (1×1) jogarem uma partida melhor de 3. Para isso, os jogadores tem um sideboard de 10 cartas que pode ser utilizado entre os jogos.

Para ter uma ideia sobre a identidade de cor de seu comandante e de quais cores são possíveis em seu deck, vou citar dois exemplos de comandantes válidos abaixo:

comparação tiny leaders

Anafenza por exemplo, tem as cores branco, preto e verde como identidade de cor, afinal sua identidade vem das cores presente em seu custo de mana convertido. Já Yasova possui o verde, vermelho e azul como identidade de cor. Yasova ganha as cores azul e vermelho em sua identidade de cor exatamente por ter as manas vermelha e azul em sua caixa de texto. Por isso, você poderá utilizar cartas azuis e vermelhas em seu commander de Yasova tranquilamente.

Lembrem que símbolos de mana em reminder text não contam para identidade de cor, como é o caso de Trinisphere. Como o símbolo de mana preto está no reminder text, a carta Trinisphere não ganha a cor preta em sua identidade de cor.

PS: Ao final do artigo postarei a lista de banidas do formato.

Agora que já vimos as regras do Tiny Leaders e entendemos o funcionamento do formato, vamos partir para o desenvolvimento de deck lists? O site Gatherer Magic lançou um artigo incrível com 5 listas monocoloridas bem interessantes para começarmos a testar no formato, estarei postando elas aqui e ainda uma lista que irei começar a trabalhar para testar o formato…

Death and Thalia - Gathering Magic

Commander (1)
Thalia, Guardian of Thraben

Terrenos (19)
17 Plains
Cavern of Souls
Ghost Quarter

Criaturas (22)
Aven Mindcensor
Banisher Priest
Containment Priest
Fiend Hunter
Flickerwisp
Grand Abolisher
Imposing Sovereign
Knight of the White Orchid
Kor Sanctifiers
Leonin Arbiter
Mentor of the Meek
Mirran Crusader
Mirror Entity
Mother of Runes
Nearheath Pilgrim
Serra Avenger
Silverblade Paladin
Spirit of the Labyrinth
Weathered Wayfarer
Phyrexian Revoker
Brimaz, King of Oreskos
Mangara of Corondor

Mágicas Instantâneas e Feitiços (3)
Path to Exile
Swords to Plowshares
Martial Coup

Outras Mágicas (5)
Aether Vial
Crucible of Worlds
Lotus Petal
Spear of Heliod
Ajani, Caller of the Pride
Sideboard (10)
Elixir of Immortality
Pithing Needle
Stony Silence
Rest in Peace
Path of Bravery
Hushwing Gryff
Fiendslayer Paladin
True Believer
Oblation
Kataki, War’s Wage

Kira, Not a Fish - Gathering Magic

Commander (1)
Kira, Great Glass-Spinner

Terrenos (18)
14 Island
Cavern of Souls
Ghost Quarter
Halimar Depths
Nykthos, Shrine to Nyx

Criaturas (18)
Cosi’s Trickster
Cursecatcher
Lord of Atlantis
Lullmage Mentor
Master of the Pearl Trident
Merfolk Sovereign
Merrow Reejerey
Silvergill Adept
Silvergill Douser
Skaab Ruinator
Streambed Aquitects
Tidebinder Mage
Triton Shorestalker
True-Name Nemesis
Wake Thrasher
Adaptive Automaton
Thada Adel, Acquisitor
Thassa, God of the Sea

Mágicas Instantâneas e Feitiços (7)
Brainstorm
Counterspell
Spell Pierce
Ponder
Preordain
Aquitect’s Will
Cyclonic Rift

Outras Mágicas (6)
Equilibrium
Military Intelligence
Spreading Seas
Merrow Commerce
Aether Vial
Hall of Triumph
Sideboard (10)
Back to Basics
Elixir of Immortality
Propaganda
Mana Leak
Jace Beleren
Phyrexian Revoker
Dispel
Into the Roil
Relic of Progenitus
Hurkyl’s Recall

Toshiro’s Butchery Bonanza - Gathering Magic

Commander (1)
Toshiro Umezawa

Terrenos (17)
12 Swamp
Cabal Coffers
Evolving Wilds
Myriad Landscape
Urborg, Tomb of Yawgmoth
Volrath’s Stronghold

Criaturas (10)
Blood Artist
Bloodghast
Gatekeeper of Malakir
Gnarled Scarhide
Hand of Cruelty
Herald of Torment
Nantuko Shade
Nighthowler
Skirsdag High Priest
Vampire Nighthawk

Mágicas Instantâneas e Feitiços (15)
Dash Hopes
Disfigure
Dismember
Doom Blade
Geth’s Verdict
Go for the Throat
Hero’s Downfall
Malicious Affliction
Smother
Suffer the Past
Tragic Slip
Tribute to Hunger
Victim of Night
Night’s Whisper
Sign in Blood

Outras Mágicas (7)
Liliana of the Veil
Bad Moon
Phyrexian Arena
Jet Medallion
Loxodon Warhammer
Strata Scythe
Swiftfoot Boots
Sideboard (10)
Arcane Lighthouse
Crypt Incursion
Phyrexian Revoker
Dunerider Outlaw
Engineered Plague
Inquisition of Kozilek
Lifebane Zombie
Pithing Needle
Relic of Progenitus
Thoughtseize

Slobad’s Small Squad - Gathering Magic

Commander (1)
Slobad, Goblin Tinkerer

Terrenos (17)
10 Mountain
Blinkmoth Nexus
Buried Ruin
Inkmoth Nexus
Valakut, the Molten Pinnacle
Wasteland
Darksteel Citadel
Great Furnace

Criaturas (8)
Atog
Goblin Welder
Etched Champion
Junk Diver
Myr Retriever
Perilous Myr
Phyrexian Revoker
Ashling the Pilgrim

Mágicas Instantâneas e Feitiços (9)
Chaos Warp
Galvanic Blast
Reiterate
Shattering Pulse
Starstorm
Gamble
Molten Psyche
Slagstorm
Whipflare

Outras Mágicas (15)
Furnace Celebration
Contagion Clasp
Crucible of Worlds
Expedition Map
Fellwar Stone
Ichor Wellspring
Lightning Greaves
Mycosynth Wellspring
Ratchet Bomb
Shrine of Burning Rage
Sword of Fire and Ice
Sword of Light and Shadow
Worn Powerstone
Hammer of Purphoros
Mox Opal
Sideboard (10)
Anger of the Gods
Blood Moon
Combust
Pithing Needle
Scrabbling Claws
Shattering Spree
Swiftfoot Boots
Tormod’s Crypt
Torpor Orb
Volcanic Fallout

Azusa, Rocking and Rolling - Gathering Magic

Commander (1)
Azusa, Lost but Seeking

Terrenos (24)
14 Forest
Dryad Arbor
Ghost Quarter
Oran-Rief, the Vastwood
Quicksand
Terramorphic Expanse
Thespian’s Stage
Tranquil Thicket
Treetop Village
Wasteland
Dark Depths

Criaturas (9)
Budoka Gardener
Courser of Kruphix
Dungrove Elder
Elvish Mystic
Eternal Witness
Lifeblood Hydra
Reclamation Sage
Scute Mob
Sylvan Safekeeper

Mágicas Instantâneas e Feitiços (9)
Crop Rotation
Harrow
Realms Uncharted
Explore
Green Sun’s Zenith
Kodama’s Reach
Living Wish
Search for Tomorrow
Sylvan Scrying

Outras Mágicas (7)
Exploration
Rites of Flourishing
Song of the Dryads
Sylvan Library
Crucible of Worlds
Expedition Map
Horn of Greed
Sideboard (10)
Arcane Lighthouse
Elvish Skysweeper
Krosan Grip
Life’s Legacy
Maze of Ith
Naturalize
Phyrexian Revoker
Pithing Needle
Tectonic Edge
Vesuva

Estas foram as 5 listas apresentadas no artigo da Gathering Magic, não pretendo me alongar comentando cada uma, quero apenas mostrar para vocês que já existem listas sendo moldas mundo afora. Mas o metagame ainda está bem cru e tem muito o que ser lapidado. Mostrarei agora para vocês a lista que comecei a desenvolver para testar no formato e poder no futuro desenvolver deck techs e outras melhores análises do formato, apresento meu comandante:

American Kiln - Henrique Amaral

Commander (1)
Shu Yun, the Silent Tempest

Terrenos (17)
Steam Vents
City of Brass
Command Tower
Sacred Foundry
Hallowed Fountain
Arid Mesa
Flooded Strand
Scalding Tarn
Bloodstained Mire
Misty Rainforest
Marsh Flats
Island
Plains
Mountain
Glacial Fortress
Sulfur Falls

Criaturas (10)
Monastery Swiftspear
Blistercoil Weird
Spellheart Chimera
Young Pyromancer
Seeker of the Way
Delver of Secrets
Snapcaster Mage
Kiln Fiend
Wee Dragonauts
Nivix Cyclops

Mágicas Instantâneas e Feitiços (22)
Disrupt
Flusterstorm
Titan’s Strength
Niveous Wisps
Swords to Plowshares
Spell Pierce
Thought Scour
Brainstorm
Preordain
Ponder
Assault Strobe
Lightning Bolt
Gitaxian Probe
Path to Exile
Vapor Snag
Crypsis
Daze
Counterspell
Deprive
Snap
 Apostle’s Blessing
Artful Dodge

O deck atualmente ainda está sem sideboard e realizei poucos testes apenas para ver se o funcionamento do deck e a curva de mana estavam andando bem. Comecei testando com 16 lands, mas como não rodou muito bem, subi para 17 e egora está melhor. Como o deck gira com cartas de custo 1 e 2, e apenas o comandante tem custo 3, achei que os 16 lands dariam conta. E até deram, mas me senti mais seguro jogando com 17 e até agora não me decepcionei.

Outra coisa que percebi é que o deck precisa muito de dual lands. Boa parte do deck é azul e você deve ter mana azul sempre, mas a habilidade de nosso comandante pede duas manas brancas e/ou vermelhas. Então nossos terrenos devem ser obrigatoriamente azul e vermelho ou branco, para que possamos tirar um maior proveito do deck.

kiln tiny leaders

O deck tem um funcionamente semelhante ao que o UR Kiln já fazia no pauper. Usamos criaturas que ficam mais fortes quando conjuramos mágicas instantâneas e feitiços e depois damos evasão / golpe duplo para elas finalizarem o jogo. Aqui a habilidade Prowess caiu como uma luva junto com criaturas como Kiln Fiend e Wee Dragonauts. O deck funciona de forma simples e agressiva ao mesmo tempo que controla o field com cartas de custo muito baixo. Fazemos esta criaturas citadas acima e controlamos o campo com cartas como Path to Exile, DazeSnap, entre outros, ao mesmo tempo que aumentamos o poder de nossas criaturas. Também temos pumps e vários draws, gerando sempre mais mágicas para podermos pumpar nossas criaturas, estas são Brainstorm, Ponder, Preordain, entre outras.

E para finalizar, temos ótimas cartas para evasão, como Apostle’s Blessing, Artful Dodge e Crypsis. Assim, garantimos nossos 25 pontos de dano de forma certeira e rápida. Não pense que o deck vem a perder fôlego com o tempo, pois com a quantidade absurda de draws e removals (Path to ExileSwords to PlowsharesLightning Bolt) que temos na lista, conseguimos um fôlego grande para poder arrastar o jogo para o mid game / late agme sem problemas.

E por fim, nosso comandante além de possuir prowess e um corpo forte, pode dar golpe duplo para nossas criaturas que já estiverem grandes. Assault Strobe pode vir a fazer o mesmo serviço e aumentar o poder de nossas criaturas convenientemente.

Como podem ter visto, cada carta no deck tem um uso estratégico e aumenta sempre nosso campo de batalha. Espero estar logo testando a lista e o formato para trazer uma nova atualização para vocês, e desta vez, uma deck tech completa e esquematizada.

Bom jogadores e jogadoras, esta foi apenas uma introdução ao formato e quis também mostrar algumas listas que são possíveis rodar neste. Espero que tenham gostado, e melhor, que gostem e se aventurem no formato!

Qualquer dica ou sugestões são sempre bem-vindas. E você, qual lista montaria para jogar o Tiny Leaders?

Henrique Amaral

Idealizador e criador da Balcker Lotus, fissurado em games desde criança quando ganhou seu primeiro vídeo game, um Master System!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *