Dicas para ter sucesso em um Pré-lançamento (prerelease)

Apoie a Blacker Lotus, não use Ad Block e acesse os anúncios que lhe interessar!

Olá!

Época de coleção nova sempre é muito empolgante. Sempre há aquela expectativa de quais serão os cards mais poderosos da edição, quais serão os terrenos raros a serem lançados, como serão os planeswalkers e se eles vão jogar muito ou pouco no Construído, ou se este ou aquele card causará estrago no Modern e Legacy.

Além da época dos spoilers, vem a cereja do bolo: o Prerelease, ou o Pré-lançamento da edição.

Aquele momento que esperamos receber os boosters e ver ao vivo os cards em primeira mão. Poder testá-los, embaralhá-los, começar a criar estratégias em volta daqueles cards ou contra aqueles cards. Tudo num clima muito agradável, jogando com seus amigos, trocando experiências com jogadores mais novos ou mais experientes, e no final, ganhando alguns boosters a mais e trocando cartas com outros participantes.

Como é um evento com muitos jogadores novatos, este artigo é perfeito para quem vai ao Pré pela primeira vez.

Estas dicas vão te ajudar muito a ter um excelente evento.

Seguem abaixo algumas recomendações para quem está jogando pela primeira vez:

Ver os spoilers: não é obrigatório, mas ver antes os cards da edição pode ajudar na construção do deck na hora, ou para saber como funciona algum card específico.

Mas procure não focar tanto em saber “que cor é melhor” ou “que combinação é melhor”. Prerelease não é um evento de performance. É uma festa! Procure sempre jogar do que você gosta. Não precisa sempre jogar do ‘’que é melhor’’ ou da ‘’cor que tem os melhores cards comuns’’.

Abordarei mais sobre o porquê do Pré não precisar ser competitivo nos tópicos seguintes.

Descansar bem antes do dia do evento: isso vale para qualquer outro evento que você participar. Uma boa noite de sono ajuda muito a ter um ótimo dia de evento. Não só por tomadas de decisões no jogo, mas também para aguentar muitas horas de jogo sem parar.

Para quem for jogar de madrugada, recomendo dormir à tarde ou de noite, durante duas horas pelo menos. Isso diminui o cansaço durante a madrugada e diminui o stress pela falta de dormir.

Material de jogo: recomendo levar uns 80 shields(sleeves), dados e playmat. Se você não tiver, não tem problema. Porém não se esqueça de levar papel e caneta, para anotar os pontos de vida e na hora de listar as cartas que você tirou.

sleeves

Alimentação: Na noite anterior do evento, coma algo mais leve, como frutas, verduras. Evite comer massa ou comer demais na noite antes do pré.

No dia, como pode ter de 3 a 7 rodadas ou mais, o torneio pode demorar muitas horas e normalmente não há pausa entre as rodadas. Ou seja, você terá que comer e beber após terminar a partida, mas nada impede de comer algum petisco durante o jogo. Porém mantenha a mesa, os cards e o material limpos e use o mínimo de tempo do jogo para isso. Não consuma bebida alcoólica.

Em muitas lojas há venda de comida e bebida. Recomendo levar um dinheiro extra para comprar lanches diversas vezes no dia. Pode ser mais cômodo levar barras de cereais, ou frutas, ou alguns lanches feitos em casa. Fica a seu critério. Porém leve em conta que o torneio é demorado e dará muita fome!

Crie um DCI: DCI (Duelists’ Convocation International) é tanto o órgão que controla o sancionamento dos campeonatos quanto o cadastro que o jogador possui para se increver nos mesmos. É o ‘’RG’’ do jogador de Magic. Para jogar o Pré, você precisa ter um DCI ativo. Não será possível jogar sem tê-lo. Você pode criar um DCI no site https://accounts.wizards.com/. É totalmente gratuito. Se você vai jogar o Pré e não tiver DCI, crie-o o mais breve possível, pois não será possível jogar sem tê-lo. Após criar o DCI, no site vai aparecer o número com o seu nome. Anote este número ou imprima o cartão no próprio site e leve para o evento. Com ele você fará a inscrição na loja.

dcicard

Inscrições: uma boa dica é se programar para não ter compromissos no dia e se inscrever antecipadamente. Evita esperar em filas e você consegue um tempinho extra para comer/beber alguma coisa ou para conversar com os amigos. Caso você não consiga uma certeza se estará livre ou não no dia, tente se inscrever um dia antes pelo menos.

Caso não der, procure esperar com calma na fila, converse com os amigos enquanto isso e não esqueça o seu DCI.

Início do Pré: o Organizador de Torneio ou o(s) juiz(es) vão fazer os anúncios sobre o evento e entregar os materiais. Em algumas lojas, os jogadores recebem a lista de cartas, que será preenchida no momento em que for autorizada a abertura do material. Não abra na mesma hora que recebeu, até o organizador ou juiz mór autorizar.

Depois, será dado um tempo para você listar as cartas dos seus boosters.

Terão os campos “Total” e “Jogando”. Coloque a quantidade da carta apenas no “Total” e preencha com o seu nome e DCI, em “Jogador Listando o Deck”.

Se tiver dúvida na hora, chame o juiz. Ele irá te ajudar no que for preciso.

Swap: É um termo para que os kits mudem de pessoa, para aquela pessoa montar seu baralho e jogar. É uma prática comum em Grand Prix e outros eventos Competitivos.

crib swap

Se uma pessoa não quiser perder aqueles cards, ela pode sair do campeonato e ficar com o material antes do swap.

Porém eu pessoalmente não recomendo que haja swap em um Prerelease. Além de ser algo ineficaz de inibir trapaças, intimida os jogadores novos de abrir o material pela primeira vez, mas perder o encanto de ter aberto o material, para receber outro totalmente diferente e já aberto. Se a loja normalmente faz swap do material, fale com o lojista sobre outras formas de inibir trapaças, sem fazer com que os novatos tenham desgosto de receber o material apenas para olhar e listar, como diluir a premiação (que explicarei abaixo), pedir a presença de um juiz no local de jogo, listar e apenas fazer swap para a pessoa do lado conferir os cards e a lista, entre outras formas.

Construindo o deck: Após listar os cards, é hora de montar o deck. Nos kits há um guia que ajuda na construção do baralho. Não é permitido trocar os cards recebidos entre os jogadores durante o evento. O mínimo de um deck no Limitado é de 40 cards. Mas no geral, procure deixar nos exatos 40 cards. Será mais fácil para comprar aquele card mais forte durante o jogo e é mais fácil para ver quantos terrenos utilizar.

Normalmente se usa de 16 a 18 terrenos. Mas isso depende tanto dos cards que você recebeu, quanto da coleção em si. Cada edição lançada varia nas suas escolhas. Na dúvida, peça ajuda aos outros jogadores.

Na dúvida, chame um juiz: Mesmo que seja um Prerelease, sempre que você tiver qualquer dúvida, seja de regra ou do local, etc, chame um juiz. Se não há um juiz no evento, chame o Organizador de Torneio (TO), que normalmente é o lojista. Torneios com juízes, mesmo que casuais, são melhor conduzidos, mais íntegros e de qualidade. O papel do juiz é tornar o evento a melhor experiência possível para todos e garantir que as regras sejam aplicadas corretamente.

juiz

Se a sua loja normalmente não tem um juiz nos eventos, converse com o lojista, ou até mesmo peça para um juiz próximo a loja que explique ao lojista quais as vantagens de ter a presença dele nos eventos, mesmo que casuais, ou peça para o lojista se tornar um juiz e ele ter presença constante nas mesas. Com isso, ele estará sempre disponível para tirar dúvidas dos jogadores ou tratar prontamente algum caso mais sério.

Se divertir. Acima de tudo: Se você seguir todos os pontos acima, mas não seguir este, então não será um Prerelease de verdade. O Prerelease é um evento de REL Regular, ou seja, tem como objetivo a diversão e o aprendizado, não para competitividade ou para buscar premiação ou prestígio. Se o clima do Prerelease da sua loja é muito competitivo, procure conversar com os jogadores mais experientes da loja. Explique que, mesmo que o evento tenha grande público, é o único evento que os jogadores novos vão para a loja jogar. Procure dialogar com eles que manter o evento muito austero não é bom para que mais jogadores compareçam na loja para outros eventos.

Converse também com seu lojista sobre isso e explique que só há vantagens em incentivar os novatos. Em vez de concentrar premiação para os 8 melhores, diluir a premiação para quase todo mundo é benéfico para todos. Além de inibir trapaças, todos ganham booster. Mesmo aquela pessoa que até joga bem, mas no dia perdeu todas, pode receber 1 booster a mais de participação, em vez de sair de mãos vazias. Sem contar que quase todo mundo ganhando algum booster, sendo que muitos estão começando ainda no jogo, é bem melhor do que só 8 pessoas ganhando e todos os outros ficam de mãos vazias.

Término do evento: pode trocar os cards à vontade com os jogadores, conversar, descansar, abrir mais alguns boosters! Aproveite cada momento, pois demorará meses para o próximo! Ou se você jogou no sábado e gostou, pode jogar mais um no mesmo dia, ou no domingo.

Caso tenha alguma experiência positiva, divulgue pela internet e para os seus amigos.

Espero que todos tenham um excelente campeonato, que todos aproveitem o momento e se divirtam!

BÔNUS:

guia-prerelease-01

Gostou das dicas e gostaria de receber ainda mais conteúdo para se preparar para o prerelease? Aproveite esta chance única! Receba nosso e-book com dicas exclusivas para você melhorar seu desempenho no prerelase. Tenha sucesso jogando neste limited, saiba como otimizar o deckbuilding no limited, como selecionar as melhores cartas e muito mais! Clique aqui e em poucos passos você terá um guia definitivo para ter sucesso em seus prereleases!

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. geraldojf2007 disse:

    Olá! Sim, gostei das Dicas, que ajudam sempre, pelo menos para pessoas que como eu, buscam recordar, aprender, tirar um pouco da tensão gerada por uma nova Coleção! Também, como escrevi sobre as ilustrações, se fizerem Tokens, vou querer!

    • Rafael Willians disse:

      Obrigado, Geraldo! Este artigo é pra você e pra muitos que vão jogar o pré. Que sirva de ajuda pra você e pra todos. Bom pré pra você e seus amigos!

  2. Mauro Sehishi Iwamoto disse:

    Gostei muito do artigo =) O interessante é que no meu primeiro pré-release (eu já jogava a uns 10 anos e nunca tinha ido em um) foi bem divertido, foi tão divertido que eu acabei pegando Top 8 e fui pra Draftar (nunca tinha draftado) e acabei ficando em 4° lugar, isso em Theros, depois fui no de Born of the Gods, mesma coisa, peguei Top 8 e fui pro Draft, e novamente fiquei no 4° lugar hahaha Agora vou para o de BFZ, vou pra me divertir, mas se pegar outro Top 8 vou ficar MUITO feliz =)

    É tão divertido e suave o clima que eu já chamei mais uns amigos pra irem junto =)

    • Rafael Willians disse:

      Sim! Pré é bem divertido é ótimo pra trocar experiências com os mais novos/veteranos e testar os cards novos.
      Mas não se preocupe em querer ir bem no pré. Não é um evento Competitivo, mas uma festa.
      Se ficar entre os 8 primeiro, bacana. Mas se você aproveitou e se divertiu no pré, parabéns!
      Esse é o verdadeiro espírito do Prerelease.
      Aproveite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *