[Artigo] Escolhendo o melhor deck para jogar competitivamente

Apoie a Blacker Lotus, não use Ad Block e acesse os anúncios que lhe interessar!

capa-escolhadeck-01

Faaaaaala, como vocês estão?

Por aqui tudo ótimo, hoje eu vim falar sobre o Standard! Apesar de não estar jogando freneticamente, eu tenho jogado o suficiente para poder passar algumas dicas, principalmente para aqueles que estão em dúvida de qual deck pilotar.

Bom, é importante falar que esse negocio de dúvida de com o que jogar é muito pessoal, pois inclui o gosto de cada um, e da experiência que se tem com o deck… Uma coisa que eu sempre, mas sempre falo é, quando o ambiente está tão aberto (quero dizer, quando você tem varias opções de decks e sabe que todos eles são bons, mas não sabe qual é o melhor), jogue com aquele que você tem mais experiência, isso conta muito na hora de uma partida decisiva.

E pra quem acha que eu vou chegar aqui e falar, joguem com tal deck, podem tirar seus cavalinhos da chuva, pra mim não existe isso hoje em dia, mas tem certas coisas que precisam ser mencionadas.

Pessoalmente eu gosto mais de decks midranges, mas não dispenso um bom deck aggro. Ultimamente eu tenho jogado mais com Abzan Aggro/Mid e RW, e por que eu es colhi esses arquétipos para jogar? Antes de responder essa pergunta temos que analisar o que você espera do chamado metagame. Você precisa sempre tentar analisar qual serão os decks mais jogados e ir com um deck que seja bom contra todos, porém seja melhor ainda contra aquele que você mais espera enfrentar. Então ao escolher o RW para jogar, eu sei que ele é um deck bom, classificado com tier 1 e por saber que os Abzan Aggro estão em toda parte e que o RW leva vantagem sobre ele, parece ser uma boa escolha para um ambiente enfestado de Abzan Aggro.

Fleecemane Lion - Ilustração: Slawomir Maniak.

A outra vertente parte do princípio: não pode contra, una-se. Isso se aplica quando você tem um deck dominante ou em uma escada de % muito alta e prefere se focar em jogar o mirror. Eu sei que muitos vão dizer que o mirror de abzan aggro é só sorte e tudo mais, a sorte está presente sim, mas não só nesse match como em todos os outros, se você sabe que a cada jogada que seu oponente faz, você deve reagir de uma forma, e sabe usar o sideboard com excelência, te garanto que você vai ganhar muito mais do que perder para os mirror.

Outra coisa que também muito me perguntam é sobre a questão do sideboard, algumas decisões são realmente obvias, porém outras serão perceptíveis somente quando você jogar com o deck para perceber se este realmente precisa daquela carta pós sideboard que talvez você colocou ali contra o Match A mas que pode ou não ser útil contra o Match B, vale analisar se compensa tirar uma carta do main deck para colocar contra o Match B.

Um caminho que eu também gosto é jogar com os decks que são 50% contra todo o ambiente, em geral esses decks não têm um matchup que seja super favorável, mas podem vencer todos os decks do ambiente. Alguns não gostam de decks assim justamente por ser equilibrado contra tudo, porém o bom é que quase sempre você pode modificar o sideboard para o ambiente que você espera enfrentar. Vejamos o Abzan Control, você pode montar seu sideboard como quiser, ele abrange cartas para todas as necessidades, mas como só podemos usar 15 cartas no sideboard então temos que selecionar bem quais serão essas 15.

Balance - Ilustração: Randy Gallegos.

Falando sobre os decks do meu ponto de vista:

Abzan Control/Mid: É um dos melhores decks, como eu já citei anteriormente, ele é um dos decks que chamamos de 50-50, pois ele pode ganhar de tudo, como pode perder de tudo. Não há um deck que ele ganhe com toda certeza, mas também não tem um que perca. É um dos meus preferidos já que seu sideboard tem muitas opções de cartas, podendo até ser focado mais contra UB/Sidisi Control, que acredito ser um matchup desfavorável, porém nada impossível.

RW: Esse deck não é nada novo, e com a chegada de Fate Reforged deu um gás a mais para o deck. O Outpost Siege é muito insano, eu também gosto muito desse deck, ele tem uma certa vantagem contra decks verdes, e tem bastante card advantage, se aonde você joga tiver bastante Abzan, esse RW pode ser a escolha certa.

UB Control/Sidisi Control: A galera que jogava com Sphinx’s Revelation deve se sentir muito triste ao ter que jogar com um control sem ter uma carta poderosa de compra, porém o Dig Through Time não é a mesma coisa que uma Sphinx’s Revelation, mas até que executa bem seu o papel. Esse tipo de carta para deck control é essencial. Eu sinceramente não gosto muito de nenhum dos 2 decks, apesar de eu saber que eles são fortes contra os Abzans, mas ainda assim eu não o considero o melhor deck, o deck parece bem deficitário, por muitas vezes você precisa ter uma carta especifica para conseguir voltar para o jogo. Apesar de Fate Reforged ter dado um gás imenso ao deck com a chegada de Ugin, the Spirit Dragon e da Crux of Fate, eu continuo não gostando do deck.

Crux of Fate - Ilustração: Michael Komarck.

Jeskai Tokens:  Eu não joguei com o deck depois de Fate Reforged, porém o deck parece ter melhorado infinito, mas ainda assim não vejo ele tendo um match bom contra Abzan Aggro e Midrange.

Jeskai: Esse deck tinha parado de rodar depois que a versão de Jeskai Tokens apareceu, mas agora voltou e voltou com força total, e um dos motivos disso é porque o deck é muito bom contra RW, deck que tem jogado bastante, e consegue ser bem equilibrado contra os Abzans.

Green Devotion: Aqui temos muitos decks incluídos, digo, decks que tem o verde como base e podem fazer splash para vermelho, preto, ou para jogar somente com o verde. Apesar de não esta jogando com ele, eu gosto deste deck, mas ainda assim pena um pouco contra RW, e contra os Abzan, não vejo muita vantagem. É um deck forte, eu sei disso, mas eu acho que existem opções melhores.

Ainda existem muitos decks Standard como boas opções, eu sou suspeito para falar dos outros, pois eu não joguei ou não vi muitos jogos deles, mas que as vezes podem levar um torneio.

Ao longo da semana eu vou jogar com alguns outros decks que não estou acostumado, e quero também fazer uma analise match a match com sideboard guide de algum deck que eu jogue bastante e pretendo trazer isso para vocês.

Abração a todos e bons torneios.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *