[Artigo] Conspiracy: Uma edição feita para Draft

Apoie a Blacker Lotus, não use Ad Block e acesse os anúncios que lhe interessar!

capa conspiracy

Como muitos já devem ter acompanhado, tivemos os spoilers mais doidos da história com esta mais nova edição de magic voltada para o draft, o…

Conspiracy!

Bom, vamos lembrar como tudo isso começou…

A primera aparição de uma carta de Conspiracy foi realmente baseada em uma teoria conspiratória… Nada se sabia ainda acerca da edição Conspiracy e era um prerelease normal da edição Born of the Gods, mas secretamente a Wizards colocou uma carta promocional da ainda não conhecida Conspiracy no meio das cartas de Born of the Gods e enviou para os prereleases…

conspiracy spoiler

Lógico que uma pessoa abriu a carta e viu que em seu verso existia um código estranho, que na verdade era um número de telefone. Ligaram ao número e este passava um código:

vqwahuuxuhuy4xumhoxgmgupxmcubgby
amucgmuqxomgvzavuwaheuxuhxyoxgebbx
jrvduuxomxgxuurvcnxruuxomxyxuuhmh
vyxagxuuoqvnmdxmevvjmputxgwhorvbuvtc
mgzkvqwaheqxuhxuhumvmvxmevvjmpqtxgw
3/3
gvyjthqxgr

O código foi finalmente decodificado e futuramente descobriu-se que este seria o spoiler de mais uma carta:

Cogwork-Librarian conspiracy

Tempos depois a edição foi anunciada, também em código pela Wizards, e assim que foi traduzido o código, descobrimos as seguintes informações:

Informações como datas de lançamentos (dia 6 de junho) e a quantidade de cartas da edição, que seriam 210 (89 comuns, 68 incomuns, 43 raras e 10 míticas) cartas. Destas 210, 65 são completamente novas, sem falar de grandes reprints, como Stifle, Misdirection, Edric, Mirari’s Wake, Pernicious Deed, Exploration, entre outros…

Destas 65 novas cartas, temos 13 novos tipos de cartas, as cartas do  tipo Conspiracy. Estas cartas não são válidas para os formatos construídos, mas as outras 52 cartas são totalmente legais para o Vintage e Legacy (e Commander?).

card conspiracy

As outras cartas que foram reeditadas (reprint), ou seja, que já existiam em outras edições, continuam legais aos formatos em que já eram legais.

Recentemente ocorreu um erro no Gatherer e este lançou todas as cartas do Conspiracy válidas em todos os formatos, mas como foi um erro, creio que logo o Gatherer irá consertar este “bug”.

Confira o caso da carta Brainstorm, que foi reeditada em Conspiracy e o Gatherer aponta erroneamente que a carta é válida em todos os formatos:

gatherer conspiracy bug

Este bug no Gatherer foi notado pela Central Magic e foi postado em sua página do facebook.

Conspirações no Draft

Os drafts de Conspiracy serão um pouco diferente do que nós conhecemos, afinal esta edição conta com cartas para criar intrigas, sigilo e conspirações entre os jogadores. Os drafts serão no estilo mesão casual (multiplayer) e serão free-for-all (Competição Livre), onde os jogadores sentarão em um círculo e deverão duelar entre si.

Conspiracy funcionar melhor com drafts de 8 jogadores(as), se dividindo em 2 grupos de 4 jogadores(as), mas pode ser aproveitado de qualquer forma.

Torneio Multiplayer

As principais diferenças em um torneio desta forma dos clássicos x1 (um contra um), é que você tem mais oponentes para enfrentar no seu caminho até a vitória. Digamos que você precisa vencer todas as batalhas para ganhar a guerra. E durante o jogo poderá  ser comum criar alianças temporárias, inimigos(as) e participar de traições. Aqui a política é tudo!

Mas não se esqueça sempre de que todos os jogadores ou jogadoras serão seus inimigos(as) ao final das contas!

Regras Básicas:

  • Cada jogador ou jogadora inicia com 20 pontos de vida.
  • O primeiro mulligan é free, ou seja, pode comprar as 7 cartas no primeiro mulligan.
  • Cada turno acontece de forma individual e todas as fases ocorrem normalmente. Lembrando que o jogador ou jogadora que jogar primeiro não pula sua fase de compra no seu primeiro turno.
  • Você pode atacar qualquer jogador ou jogadora ou ainda o planinauta de um jogador ou jogadora durante o combate e poderá também atacar múltiplos jogadores/jogadoras.
  • Se existirem múltiplos jogadores defensores ou jogadoras defensoras, os jogadores ou jogadoras declaram as bloqueadoras de acordo com a ordem dos turnos.
  • Os turnos são jogados em sentido horário.
  • Suas mágicas e habilidades podem afetar qualquer jogador ou jogadora, não importa o quão longe ele ou ela esteja de você.
  • E você ganha o jogo quando cada um dos/das oponentes tiverem sido eliminados(as).

Saindo do jogo:

  • Um jogador ou jogadora sai do jogo quando perder o jogo.
  • Todas as permanentes, mágicas e outras cartas daquele jogador ou jogadora deixam o jogo. Qualquer efeito que deu para aquele jogador ou jogadora o controle de algo, acaba.
  • Se o jogador ou jogadora controla qualquer cópia de mágicas ou habilidades na pilha, estas cessão e deixa de existir. Elas não resolvem.
  • Se o jogador ou jogadora controla qualquer objeto, este será exilado.
  • Nada pode acontecer a um jogador ou jogadora que saiu do jogo. Como exemplo, dano de combate não poderá ser causado a este jogador ou jogadora e habilidades desencadeadas “atrasadas” também não poderão ir para a pilha.
  • Se um jogador ou jogadora que saiu do jogo for requisitado para fazer uma decisão, o controlador ou controladora daquela mágica escolhe um outro jogador (um oponente se apropriado) para fazer aquela escolha.
  • Se um jogador ou jogadora deixar o jogo no seu próprio turno, o turno continua mesmo sem um jogador ou jogadora ativo(a). O próximo jogador ou jogadora do turno que recebe as prioridades de quando o jogador ou jogadora ativo(a) poderia receber.

Habilidades no Draft

conspiracy 01

  • Algumas cartas tem habilidades que lhe instruem a draftá-las viradas para cima (reveladas), ficam viradas durante o draft e qualquer habilidade daquela carta será ativada quando apta. E algumas delas lhe permite virá-las para baixo para ativar um efeito.
  • Não existe jogador ou jogadora ativo(a), pilha ou prioridade no draft, logo se dois jogadores quiserem fazer uma ação ao mesmo tempo, eles devem fazer de forma aleatória.
  • Alguns cards especificam rodadas do draft, lembre-se, não são rodadas durante os jogos e sim durante o draft.

 

conspiracy 02

  • Outras cartas tem habilidades que o instruem a revelá-las quando você as draftar. Estas habilidades tem instruções adicionais que você completa quando draftar o card. Depois de fazer o que o card diz, você volta o mesmo com a face virada para baixo. Alguns cards também fazem com que você anote uma informação quando você drafta estes, como um número ou jogador. Esta informação é apresentada aos jogadores e é entendida que funcionará durante o jogo. Essa informação é considerada pública durante o draft e os jogos.

Novo tipo de carta: Conspiracy

As novas cartas do tipo Conspiracy já foram citadas acima e agora explicaremos um pouco da sua funcionalidade:

conspiracy 03

  • Estas cartas nunca serão colocadas em seu deck, você pode por uma quantidade qualquer de cartas Conspiracy da sua pool na sua zona de comando assim que o jogo começar. Estas cartas ficam viradas para cima, ao menos que tenham a habilidade Hidden Agenda (veja abaixo). Cartas Conspiracy só podem ser colocadas na zona de comando ao início do jogo.
  • Uma Conspiracy não conta como uma carta do seu deck, ou seja, o limite mínimo de 40 cartas no deck deve ser respeitado sem as cartas Conspiracy.
  • Você pode olhar cartas Conspiracy “viradas para cima” de  seus oponentes a qualquer momento.
  • As habilidades estáticas e desencadeadas das cartas Conspiracy funcionam enquanto aquela carta permanecer com a face para cima na zona de comando.
  • São cartas incolores, sem custos de mana e que não podem ser conjuradas.
  • As cartas Conspiracy não podem ser inclusas em formatos construídos, mas podem ser aproveitadas em formatos limitados, como o cube draft.

Nova keyword (palavra-chave): Hidden Agenda

Uma carta Conspiracy com Hidden Agenda é colocada na zona de comando assim que o jogo começa com a face voltada para baixo. Você pode voltar sua face para cima quando você tiver a prioridade para revelar suas habilidades.

conspiracy 04

  • O card deve ser nomeado assim que você põe a carta na zona de comando, ou seja, quando o jogo começa. Existem várias formas de nomear o card secretamente, como escrever em um pedaço de papel, por exemplo. É importante que se você tiver várias cartas com Hidden Agenda, você deve associar os nomes secretamente para cada carta separadamente e de forma que os nomes não se misturem com cartas erradas.
  • Você deve nomear uma carta de Magic, e ficha não é válido, a não ser que o nome da ficha bata com nomes de cartas, como Ilusão.
  • Se você jogar múltiplos jogos depois do draft, você pode escolher novos nomes em cada jogo.
  • Como uma ação especial, você  pode tornar a face de uma Hidden Agenda para cima sempre que tiver prioridade. Essa ação não usa a pilha e não pode ser respondida. Uma vez voltada para cima, a Conspiracy afetará o jogo.
  • No final do jogo, você deve revelar todas as cartas Conspiracy voltadas para baixo para todos os(as) oponentes de sua zona de comando.

Nova keyword (palavra-chave): Dethrone

Dethrone é uma nova keyword que dá bonus por atacar o jogador com a maior quantia de pontos de vida.

conspiracy 05

  • Dethrone não desencadeia ao atacar um planinauta, mesmo se o seu controlador ou sua controladora tiver a maior quantidade de pontos de vida no jogo.
  • Depois que o dethrone desencadeia, não importa o que aconteça com a vida do(a) oponente antes da habilidade resolver, você colocará o marcador mesmo se a vida do(a) oponente não for a maior depois que a habilidade resolver.
  • O marcador +1/+1 é colocado antes da etapa de declaração de bloqueadoras.
  • Em um jogo de gigante de duas cabeças, o dethrone vai desencadear se a criatura atacar a dupla com maior (ou empatada) quantidade de pontos de vida.

Nova keyword (palavra-chave): Will of the Council

A habilidade Will of the Council engloba votações de todos os jogadores para escolher qual efeito de algumas opções de uma carta será realizado.

conspiracy 06

  • Por causa dos votos serem feitos na ordem dos turnos, um jogador ou jogadora sempre saberá o que foi votado antes de sua decisão.
  • Você deve votar por uma das opções, você não pode ser imparcial e não escolher nenhuma.
  • Nenhum jogador ou jogadora vota antes da mágica ou habilidade resolver. Qualquer resposta feita a carta com Will of the Council deve ser feita antes de saber o resultado da votação.
  • Jogadores ou jogadoras não  podem fazer nada depois de votar, somente antes da mágica ou habilidade que iniciou a votação terminar de resolver.
  • Um empate de votos só funciona para os maiores resultados. Se 5 jogadores escolherem entre 3 opções e os resultados forem estes: 1 voto na opção 1, 1 voto na opção 2 e 3 votos na opção 3; a terceira opção ganha e não funciona o empate.

Nova keyword (palavra-chave): Parley

Parley é uma nova keyword que faz com que cada jogador revele a carta do topo de seu grimório. Então você toma como base a ação de acordo com a quantidade de cartas não-terrenos reveladas desta forma e cada jogador compra uma carta.

conspiracy 07

  • Exceto em raras situações, a carta comprada será a mesma revelada pela habilidade Parley.

Bom jogadores estas são as principais informações que você deve saber para estar participando de um draft Conspiracy. Espero que vocês se divirtam bastante com esta nova coleção! Afinal,estou bastante empolgado, não é sempre que a Wizards lança uma edição tão focada na diversão assim.

Henrique Amaral

Idealizador e criador da Balcker Lotus, fissurado em games desde criança quando ganhou seu primeiro vídeo game, um Master System!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *