Como utilizar as cartas dupla face de Magic Origins

Apoie a Blacker Lotus, não use Ad Block e acesse os anúncios que lhe interessar!

Com o lançamento da edição Magic Origins, tivemos acesso a uma nova forma de planeswalkers dupla face. Se antes tínhamos planeswalkers dupla face como Garruk Relentless, que tem sua face virada ao atingir um valor “X” de lealdade, agora temos criaturas que ascendem sua centelha em meio ao jogo e se tornam planeswalkers!

Gideon, Jace, Liliana, Chandra e Nissa entrarão em jogo agora como criaturas e poderão se transformar em planeswalker de forma desencadeada. Isso mesmo, quando criaturas, estas 5 lendas citadas acima, ao desencadear seus pré-requisitos para se tornarem walkers, terão sua face virada.

Conhecendo as novas cartas dupla face

Cada face de uma carta dupla face possui seus próprios elementos, como nome, tipo, subtipo, habilidades, poder / resistência (ou lealdade), custo de mana (ou sem custo, como é o caso do verso das cartas dupla face), etc. Quando uma carta dupla face não está em jogo, você sempre irá considerar apenas a face, o verso, então será desconsiderado. Ou seja no caso destes novos walkers, uma carta como Green Sun’s Zenith poderá buscar em seu grimório por uma Nissa, Vastwood Seer. Mas sempre que uma carta dupla face fosse ser conjurada ou colocada em campo de qualquer forma, ela entra sempre com a face para cima e o verso para baixo (óbvio, não?).

liliana-heretical-healer-liliana-defiant-necromanc_7b3n

As cinco criaturas lendárias citadas acima têm habilidades que ao serem desencadeadas, exilam estas criaturas e voltam ao campo de batalha com o verso para cima, ou seja, com sua face planeswalker. Como pode ser notado, esta forma de virar o verso da carta é um pouco diferente dos planeswalker dupla face de Innistrad, como é o caso do Garruk Relentless citado acima.

garruk relentless

Ao ter sua face virada, o planeswalker passa a ter sua caixa de lealdade como um planeswalker convencional e ganha suas habilidades que são ativadas com pontos de lealdade. Como esta forma de transformação pode ocorrer durante o combate (ou em outras fases que não seja a principal), cuidado, pois seu oponente pode ter a chance de removê-la antes mesmo de utilizar alguma de suas habilidades ativadas durante sua fase principal. E a última dica envolvendo regras é no caso das regras de lendas e da singularidade dos planeswalkers. Como as duas faces tem nomes, tipos e subtipos diferentes (criatura / planeswalker), é possível ter uma Liliana Heretical Healer e uma Liliana, Defiant Necromancer ao mesmo tempo em campo. Só tome cuidado para as duas não acabarem ficando com a mesma face em campo…

Se uma carta dupla face estiver em alguma zona pública de jogo, como exílio, campo de batalha ou cemitério, qualquer jogador poderá ver quaisquer um dos lados da carta. O mesmo vale para jogadores que puderem ver cartas em zonas ocultas, como a mão do oponente.

Jogando com as cartas dupla face

Existem praticamente duas opções simples para você utilizar seus cards dupla face sem que o verso da carta se distingue dos demais cards em seu deck. O mais comum é utilizar protetores (shields / deck protectors) opacos, que além de conferirem proteção aos seus cards, irão camuflar totalmente um card dupla face em meio das outras cartas em seu deck. O uso de perfect size também é aconselhável, visto que a carta será retirada várias vezes do protector, e essa manipulação constante pelos dedos pode danificar a carta.

Caso você não se preocupe tanto com a proteção de seus cards ou não goste de utilizar protectors, enfim, uma forma bastante prática é utilizar cartas coringa. As cartas coringa costumam vir em boosters e são bem simples de serem adquiridas. Elas costumam ter um lembrete na frente, para que você marque qual carta ela representa, e no verso é como uma carta convencional. Não se esqueça de separar do deck e de seu sideboard sua carta dupla face original, ela agora será representada pela carta coringa dentro de seu deck.

carta coringa exemplo

Se um jogador pudesse ver a mão de outro jogador (ou qualquer outra zona oculta), e este encontrar uma carta coringa, o dono da carta deve mostrar ambos os lados da carta dupla face representado pela carta coringa para este jogador.

Bom, estas foram as dicas de hoje. Espero que todos consigam utilizar sem maiores problemas esta novidade do jogo! Mas caso remanesça alguma dúvida, podem entrar em contato conosco aqui nos comentários, via e-mail (contato@blackerlotus.com.br) ou  em quaisquer uma de nossas redes sociais!

Fonte: Wizards.

Henrique Amaral

Idealizador e criador da Balcker Lotus, fissurado em games desde criança quando ganhou seu primeiro vídeo game, um Master System!

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. geraldojf2007 disse:

    Obrigado, Henrique!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *